PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR, COM 68 BLOGS E MAIS DE 4 MIL LINKS

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

INFORMAÇÕES DE SENADOR ELOI DE SOUZA - RN

VEGETAÇÃO
Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies destacam-se a catingueira, angico, juazeiro, braúna, marmeleiro, mandacaru, umbuzeiro e aroeira.
GEOLOGIA E SOLO

Solos predominantes e características principais:

Planossolo Solódico - fertilidade natural alta, textura argilosa e arenosa, relevo suave ondulado, imperfeitamente drenado, raso.

Podzólico Vermelho Amarelo Abrúptico Plinthico - fertilidade natural baixa, textura média, relevo plano, moderada a imperfeitamente drenados, profundos.

Uso: os Planossolos são utilizados, principalmente, com pecuária e em pequenas áreas com algodão, milho e feijão, consorciados, além de palma forrageira, em alguns locais. A irrigação nestes solos é problemática, devido a pequena profundidade, problemas de manejo e considerável teor de sódio trocável. Seu aproveitamento racional requer melhoramento das pastagens e intensificação da palma forrageira.

Os Podzólicos são utilizados, na maior parte de sua área, com mandioca e fruticultura, além das pastagens em pequenas áreas. Apresentam condições favoráveis a mecanização agrícola e recomenda-se adubações parceladas e irrigação no período seco.

Aptidão Agrícola: regular pastagem plantada e para lavoura, aptas para culturas de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco).

Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas dependem tanto do trabalho braçal e da tração animal com implementos agrícolas simples, como da motomecanização.

HIDROGRAFIA

O município encontra-se com 83,89% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Potengi e 16,11% na Bacia Hidrográfica do rio Trairi.

Rio: Grande do Sul

Riacho: dos Macacos

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³:

RELEVO

De 100 a 200 metros de altitude.

Serra Preta.

Depressão sub-litorânea - terrenos rebaixados, localizados entre duas formas de relevo de maior altitude. Ocorre entre os Tabuleiros Costeiros e o Planalto da Borborema.

CLIMA E TEMPERATURA

Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.

Precipitação Pluviométrica Anual:
normal: ...
observada: ...
desvio: ...
Período Chuvoso: abril a junho

Temperaturas Médias Anuais:
máxima: 32,0 °C
média: 25,6 °C
mínima: 21,0 °C

Umidade Relativa Média Anual: 73%

Horas de Insolação: 2.700

LIMITES

Norte - São Paulo do Potengi e São Pedro.
Sul - Serra Caiada e Boa Saúde.
Leste - Bom Jesus.
Oeste - Lagoa de Velhos e Serra Caiada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.